Thursday, October 26, 2006

Dispositivos de Entrada

Definição

Os dispositivos de entrada, são dispositivos cujo objectivo é canalizar a informação do exterior através do homem para a maquina. Estes dispositivos convertem a informação em sequencia de bits para o processador as interpretar correctamente.



Exemplos de alguns dispositivos de entrada.

  • Teclado

O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Basicamente, os teclados são projetados para a escrita de textos, onde são usadas para esse meio cerca de 50% delas. Além para o controle das funções de um computador e seu sistema operacional. Essas teclas são ligadas a um chip dentro do teclado, onde identifica a tecla pressionada e manda para o PC as informações. O meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (ou Wireless) ou a cabo (PS/2 e USB). O teclado tem vindo a adaptar-se com a tecnologia e é um dos poucos periféricos que mais se destacam na computação.


  • Rato
  • O rato é um periférico de entrada que historicamente se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato funciona como um apontador sobre o ecrã do computador e disponibiliza normalmente quatro tipos operações: movimento, click, duplo click e drag and drop (arrastar e largar). Existem modelos com um, dois, três ou mais botões cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho e do programa que está a ser utilizado. Claramente, o botão esquerdo é o mais utilizado. O rato é normalmente ligado ao computador através de portas: serial, PS2 ou, mais recentemente, USB (Universal Serial Bus). Também existem conexões sem fio, as mais antigas em infra-vermelho, as actuais em Bluetooth.



    • TouchPads
    • Os touchpads são dispositivos usados frequentemente nos computadores portáteis, como substituição ao rato comum. Actualmente estes conseguem fazer todo o tipo de acções, com a desvantagem de não ser tão ergonómico quanto o rato.
      Os touchpads operam através do dedo humano que os sensores, colocados ao longo da linha central, horizontal e vertical do dispositivo. Este, dificilmente consegue detectar outro objecto como canetas ou ate dedos protegidos por luvas, pois os sensores, como a própria palavra indica, só "sente" o dedo humano.


      • Joysticks

      Este periférico é usado essencialmente nos jogos, principalmente nos de simulação. A maioria dos joysticks são bidimensionais, tendo dois tipos de movimento. No entanto hoje em dia já existem tridimensionais.
      Alguns joysticks têm capacidade de force feedback. Isto é, o computador manda um sinal para o joystick, causando certa resistência no movimento deste, fazendo também com que vibre.



      • Trackball

      O trackball é uma variante do rato. O que o diferencia do rato tradicional, deve-se ao facto de este permanecer imóvel enquanto o usuário manipula uma grande esfera localizada na sua parte superior para mover o cursor na tela do computador.
      O trackball é referido como mais ergonómico, por muitos dos usuários, devido à dor de pulsos aquando do uso do rato e que neste dispositivo não se dá.

      • Scanner

      O scanner é um elemento que faz varreduras na imagem gerando impulsos elétricos através de um captador de reflexos. Serve para transferir desenhos, fotos e textos para o computador. O scanner pode ser de dois tipos: scanner de mão, o qual é parecido com um rato bem grande e que devemos passar por cima do desenho/texto a ser transferido para o computador. Este tipo de scanner já não é mais apropriado para trabalhos semi-profissionais. Há também o scanner de mesa, muito parecido com uma máquina de Xerox, onde devemos colocar o papel e baixar a tampa para que o desenho seja então transferido para o computador. Os scanners de mesa fazem a leitura a partir dos CCDs - Coupled Charge Device (Dispositivo de carga dupla) Para trabalhos profissionais o scanner utilizado é o cilíndrico. O scanner cilíndrico faz a leitura a partir de fotomultiplicadores (PMT - Photomultiplier). Sua maior limitação reside no fato de não poderem receber originais não flexíveis e somente digitalizarem imagens e traços horizontais e verticais. O scanner cilíndrico tem a capacidade de identificar um maior número de variações tonais nas áreas de máxima e de mínima.

      • Câmaras digitais

      A câmara digital, (câmara digital), seja ela máquina fotográfica ou de filmar, revolucionou o processo de captura de imagens, contribuindo para a popularização da fotografia ou da técnica cinematográfica digital.
      Ao invés de utilizar a película foto sensível (filme) para o registro das imagens, que requer, posteriormente à aquisição das imagens, um processo de revelação e ampliação das cópias, a câmara digital registra as imagens através de um sensor que entre outros tipos podem ser do tipo
      CMOS ou do tipo CCD, armazenando as imagens em cartões de memória. Cada câmara suporta um só ou vários tipos de memória. Sendo os mais comuns os CompactFlash, tipos I e II, Smartmedia, Memory stick, SDCard e MMC).
      Estas imagens podem ser visualizadas imediatamente no monitor da própria câmera, podendo ser apagadas caso o resultado não tenha sido satisfatório. Podendo serem transferidas através de e-mail, álbum virtual, ou simplesmente apresentadas em telas de TV.
      Uma das características mais exploradas pelos fabricantes de câmaras digitais é a resolução do sensor da câmera, medida em
      megapixels.
      Em teoria, quanto maior a quantidade de
      megapixels, melhor a qualidade da foto gerada, pois o seu tamanho será maior e permitirá mais zoom e ampliações sem perda de qualidade. Entretanto, a qualidade da foto digital não depende somente da resolução em megapixels, mas de todo o conjunto que forma a câmera digital. Os fatores que mais influenciam a qualidade das fotos/vídeos são a qualidade das lentes da objectiva, o algoritmo (software interno da câmera que processa os dados capturados) e os recursos que o fotógrafo pode usar para um melhor resultado, ou até mesmo eventuais efeitos especiais na foto. No entanto, dependendo do uso que será dado à fotografia, um número excessivo de megapixels não trará benefício adicional à qualidade da imagem.
      Normalmente as câmaras voltadas ao uso profissional são dotadas de maior quantidade de
      megapixels, o que lhes permite fazer grandes ampliações. Já para o usuário amador, máquinas com resolução entre 3 e 5 megapixels geram excelentes resultados.

      • Microfones

      O microfone é um dispositivo que converte som num sinal eléctrico. Microfones são usados em muitas aplicações como telefones, gravadores, aparelhos auditivos e na transmissão de rádio e televisão.
      A invenção de um microfone prático foi crucial para o desenvolvimento inicial do sistema telefónico. Emile Berliner inventou o microfone em 4 de Março de 1877, porém o primeiro microfone usável foi inventado por Alexander Graham Bell. Muitos desenvolvimentos iniciais no desenho do microfone foram alcançados no Bell Laboratories.
      Num microfone, as ondas sonoras são convertidas em vibrações mecânicas de um
      diafragma fino e flexível. Estas vibrações mecânicas são de seguida convertidas em sinais eléctricos. Existem vários métodos para converter vibrações mecânicas em sinais eléctricos.
      Os Microfones também são utilizados em computadores, em diversos softwares, como para conversas on-line, gravação de mensagens e para partidas de jogos online. Em computadores mais modernos, os microfones ficam localizados embutidos nos fones, já em PCs mais antigos, o microfone fica juntamente com o rato, em cima da mesa.

      Monday, October 23, 2006

      Introdução

      Este blog apresenta recursos hardware relacionados com a multimédia.

      A construção deste blog destina-se à disciplina de Aplicações Informáticas B do 11º ano, relativo à unidade Conceitos Basicos Multimédia.