Sunday, November 19, 2006

Dispositivos de Armazenamento - CD

Definição

Os leitores de Cd’s usam LED lasers, que são compactos e baratos, para ler os dados contidos em relevo na superfície do disco.
O díodo de laser é montado num braço móvel que se movimenta radialmente pela superfície enquanto o disco roda. Isto permite que o feixe laser percorra as saliências de forma precisa.
Um espelho semi-reflector permite que a luz reflectida passe para um detector de fotões. Quando o feixe incide numa saliência, muito ouço é reflectido. As mudanças no padrão da luz detectado são convertidas para zeros e uns que são depois descodificados para o que o computador lê.
Ao contrário dos discos laser, os CD’s usam uma técnica digital em que as saliências indicam se o bit de dados a ser lido é 0 ou 1. Além disso os discos laser tanto podem ser VAC (Velocidade Angular Constante) ou VLC (Velocidade Linear Constante), mas todos os CD’s usam VLC. Isto significa que o tamanho das saliências não varia do interior para o exterior do disco, mas a velocidade angular varia.


Para gravação

CD-R - O CD-R permite a gravação de dados. Este pode ser utilizado para cópias de segurança de um disco rígido, de documentos ou para compilações de música. A capacidade standard é de 650 MB (74 minutos). A informação gravada não pode ser apagada. Um CD-R pode ser gravado de diversos modos: disco de uma vez - a informação é gravada numa só vez (em uma sessão) e "fecha" o CD não permitindo mais gravações; pista de uma vez - as pistas podem ser gravadas individualmente mas só pode ser lido após a gravação da última pista e posterior "fecho" do CD-R; multissessão - o CD-R pode ser gravado em várias sessões permitindo a sua leitura mesmo antes do "fecho" do CD.


CD-RW - O CD-RW permite, à semelhança do CD-R, a gravação de dados e possui muitas das características do CD-R. No entanto, um disco compacto regravável pode ser apagado permitindo a sua reutilização. A capacidade standard é de 650 MB (74 min.). A gravação poder ser feita da mesma forma que um CD-R ou através da cópia directa de ficheiros para o CD-RW, como se de um disco ou disquete se tratasse (gravação por pacotes).

Mini-CD - Os mini-CD são designados por esse nome devido ao seu tamanho (8 cm de diâmetro em vez dos 12 cm dos CD). Os mini-CD têm 180 MB de capacidade de gravação (mini-CD-R e mini-CD-RW).



Formatos


Tipo de Informação
Formatos
Áudio
CD–Digital Audio
CD–Text
Enhanced Music CD
Super Áudio CD
Vídeo e dados
CD-ROM XA
Photo CD
Video CD
Super Video CD
CD Multissessão


- Áudio

CD-Digital Audio – CD indicado para a gravação de áudio de alta qualidade. Na época em que surgiu, era usado o formato analógico em discos de vinil e fitas magnéticas, o que revolucionou a gravação de áudio desse tempo. Os sinais analógicos de música, ao serem gravados no CD eram directamente convertidos em sinais digitais.

CD–Text – É um formato no qual pode ser gravado texto e áudio. Normalmente consiste em armazenar informação relacionada com os títulos e os intérpretes das músicas. As unidades de leitura CD-DA não suportam este formato, no entanto, têm a possibilidade de ler o áudio ignorando o texto.

Enhanced Music CD – Este formato permite ao utilizador gravar as pistas de áudio no início do CD, no entanto, os dados terão que ficar no fim. Tal como no CD-Text, as unidades de leitura CD-DA apenas lêem o áudio, ignorando todos os dados além deste.

Super Audio CD – Neste formato é possível a gravação de áudio numa qualidade superior, além disso, também a quantidade de informação aumentou em relação aos outros CD’s.

- Vídeo e Dados

CD-ROM XA – Este, que foi criado em 1988, permite a intercalação de dados de áudio, texto e imagem neste disco. Os leitores deste formato podem ser utilizados como periféricos do computador.

Photo CD – O Photo CD é um suporte alternativo à gravação de fotografias, tornando possível o seu armazenamento no formato digital em discos CD-R. Estes CD’s, além de serem lidos em unidades Photo CD, poderão também ser visualizados em televisão ou em unidades de CD-ROM ou CD-ROM XA no monitor do computador.

Video CD – Criado em 1993, permite armazenar filmes reproduzíveis em computador. A sua capacidade é de 74 minutos de áudio e vídeo digital, utilizando a conversão MPEG-1.

Super Video CD – É o sucessor do Vídeo CD com o objectivo de aumentar a sua capacidade, sendo a sua conversão em MPEG-2.

CD Multissessão – Este tipo de CD tem a possibilidade de albergar a mesma quantidade de informação dos CD-R, mas com a particularidade de permitir a gravação de dados mais do que uma só vez, contrariamente ao CD-R.

No comments: