Monday, November 13, 2006

Dispositivos de armazenamento



Dispositivos de armazenamento

Estes dispositivos, permitem guardar os dados de forma permanente ou semipermanente.
Estes são divididos em magnéticos, semicondutores e ópticos

Dispositivos de armazenamento magnéticos:

Disco rígido: o disco rígido ou disco duro, é o principal dispositivo de armazenamento do computador, é a "memória permanente" propriamente dita. Esta é caracterizada por ser uma memória física, não-volátil, em que as informações não são perdidas quando o computador é desligado. O disco rígido é também chamado de memória de massa ou ainda de memória secundária. Nos sistemas operativos mais recentes, o disco rígido é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de
memória virtual.

Bandas Magnéticas: Estas utilizam a electromagnetização das partículas de uma fita magnética para gravar e ler os dados. Estas continuam a ser o mais económico suporte de gravação de dados.

Semicondutores

Cartões de memoria: Cartão de memória ou cartão de memória flash é um dispositivo de armazenamento de dados com memória flash utilizado em jogos de video, câmaras digitais, telemoveis, palms/pda’s, MP3 players, computadores e outros aparelhos electrónicos. Podem ser regravados várias vezes, não necessitam de electricidade para manter os dados armazenados, são portáteis e suportam condições de uso e armazenamento mais rigorosos que outros dispositivos baseados em peças móveis.

Pen drives: Memória USB Flash Drive, também designado como Pen Drive, é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo uma fisionomia semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. As capacidades actuais, de armazenamento, são 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB a 4 GB. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada.

No comments: